Educação e TIC: dinamizando a aprendizagem 
Capítulo V - Estudante
Capítulo V - Estudante

Tradicionalmente, a escola mantém uma relação de poder onde o professor detém o conhecimento, o qual é repassado ao estudante. Esse paradigma está mudando com a presença das TIC nas escolas, pois exige que os professores se atualizem para entendê-las, enquanto que os estudantes, nativos digitais, as dominam com muita facilidade.

Segundo ENS (2002):

A relação professor/aluno/conteúdo/tecnologia precisa estar fundamentada em teorias que tenham em mente a emancipação humana, além de ter clareza que as pessoas geralmente (re)constroem conhecimentos com base no que já conhecem, e assim podem intervir na realidade que as cercam. (ENS, O professor e as Novas Tecnologias, 2002)

 

O estudante por si só aprende de forma limitada, pois precisa de um conhecimento teórico prévio e sólido, tendo em vista que a internet oferece inúmeros conhecimentos sem fundamentos. O professor, enquanto interlocutor, orientará e promoverá a troca de conhecimentos pautados em uma sólida teoria, vinculada a uma prática democrática e coletiva. 

 

 



Partilhe esta Página