Projeto/Aula (exemplo)
Projeto/Aula (exemplo)
Enriquecendo as aulas com os Software’s Educacionais
Publicado no Portal do Professor em: 30/10/2011
Autor: Humberto F. da Silva
Escola: Escola Classe 18 de Ceilândia
Cidade: Brasília
UF: Distrito Federal
ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
Ensino Fundamental Inicial |
Matemática |
Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial |
Matemática |
Espaço e forma |
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Apresentar o sistema operacional Linux, comparando-o ao sistema operacional Windows.
- Digitar textos produzidos pelos alunos (Writer).
- Demonstrar as inúmeras possibilidades e facilidades para criação de gráficos (CALC), a partir de tabelas.
- Produzir apresentações eletrônicas (Impress).
- Identificar a semelhanças entre os softwares do Linux e do Windows.
Duração das atividades
As aulas serão ministradas em encontros no Laboratório de Informática, com a duração de 02 (duas) hora cada, durante 01 (um) bimestre.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Matemática:
- Sistema de Numeração Decimal.
- Relação entre os números e as quantidades que representam: comparação, ordenação em crescente e decrescente, maior que, igual a, menor que, antecessor e sucessor.
- Números ordinais: função, leitura e representação.
- Construção e realização de jogos e atividades lúdicas que envolvam conceitos matemáticos.
- Representação da localização e deslocamentos por meio de mapas, desenhos e plantas (para o reconhecimento do espaço e localização nele).
- Pesquisa de campo (questionários, levantamentos, medições, observações).
- Pesquisa e interpretação de dados, gráficos e tabelas nos meios de comunicação: mídia impressa (panfletos, jornais, revistas,livros, etc.) e outras mídias (computador, televisão, DVD, rádio, internet, etc.).
- Seleção e organização de dados em tabelas simples e gráficos de barras ou colunas.
- Informática:
- Noções básicas dos Software’s Writer, Calc e Impress, ambiente Linux (semelhantes aos software’s Word, Excel e Power Point, ambiente Windows).
- Português:
- Escrita de palavras de uso frequente.
- Ortografia.
- Procedimentos de leitura: recuperação de informações, de sequências, de assuntos, de temas, de vocabulário estratégias de decifração, seleção, antecipação, inferência e verificação.
- Artes:
- Cores: secundárias e terciárias (cores produzidas), luminosidade sobre a cor, cor como pigmento.
- Noções de plano, volume e espaço (bi e tridimensional).
- Observação e identificação de imagens diversas na internet.
- Web Desing (produção de Blogger).
Estratégias e recursos da aula
- Procedimentos:
- Atividade 1 - WRITER – Processador de Textos (dois encontros)
Em sala de aula, o professor fará uma produção de texto coletiva com os alunos. Depois, fará a seguinte pergunta: o que acontecerá se digitarmos esse texto no computador? (Ouvir as respostas dos alunos, anotando-as).
- Encaminhar a turma ao Laboratório de Informática e, em dupla, digitar o texto produzido.
- Ao término, perguntar aos alunos: Como ficou o texto de vocês? Apareceram muitas linhas vermelhas em seu texto? Por quê?
- Aguardar até que todos respondam.
- Solicitar aos alunos que corrijam os erros, imprimir o texto e enviar uma cópia ao e-mail do professor para que sejam publicados no blogger.
- Atividade 2 - CALC – Planilha Eletrônica (dois encontros)
- O professor fará uma explicação sobre tabela e gráfico, bem como as partes que as compõe.
- Depois, o professor entregará uma folha quadriculada aos alunos e, no quadro-negro, escreverá a seguinte tabela:
Produtos em Estoque
Produto | Quantidade (kg) |
Arroz |
30 |
Açúcar |
35 |
Feijão |
15 |
Macarrão |
20 |
- Em seguida, o professor solicitará que os alunos construam o gráfico (em colunas) da tabela acima (ver anexo 1), conforme lhe foi explicado anteriormente.
- Ao término, os alunos se dirigirão ao Laboratório de Informática para reproduzirem a tabela e o gráfico, utilizando o “software CALC”.
- Ao executarem a atividade no computador, o professor solicitará que os alunos utilizem a mesma tabela para fazer gráficos de outros tipos, tais como: coluna, barra, pizza, linha, área, etc.
- Ao término, solicitar que os alunos gravem suas tabelas, seguindo o seguinte modelo: NOME+TUMA+TURNO.
- No quadro-negro, o professor escreverá o seguinte comando:
- Agora que vocês aprenderam a fazer tabelas e gráficos, façam um gráfico a sua escolha da seguinte tabela:
Título: ___________________
Turma | Nº de alunos) |
5º ano A |
25 |
5º ano B |
35 |
5º ano C |
31 |
5º ano D |
28 |
- Atividade 3 - IMPRESS – Apresentação Eletrônica (três encontros)
- Em sala de aula, o professor fará uma explanação sobre como fazer uma apresentação eletrônica e qual o programa a ser utilizado para tanto.
- Encaminhar a turma ao Laboratório de Informática e, em dupla, inicia a produção da apresentação eletrônica, utilizando o software IMPRESS.
- Orientar os alunos que, caso precisem utilizar alguma imagem deverão fazer a pesquisa na internet, utilizando o GOOGLE.
- Ao término das produções, apresentá-las aos colegas e enviar uma cópia ao e-mail do professor para que sejam publicados no blogger.
- Atividade 4 – reflexão (um encontro)
- Ao término, fazer as seguintes reflexões com os alunos:
- O que foi mais fácil de fazer, digitar a tabela no computador ou desenhar o gráfico em sala de aula?
- O computador pode nos auxiliar nas tarefas cotidianas?
- Para quem já conhecia o sistema operacional Windows, sentiu alguma dificuldade em trabalhar com o sistema operacional Linux?
- O computador é mais ou menos inteligente do que o ser humano?
Recursos Complementares:
- Sala de Informática (Laboratório).
- Papel almaço quadriculado.
- Softwares educacionais (WRITER, CALC e IMPRESS 'ambiente Linux')
- Internet
Avaliação
- Participação e interesse dos alunos nas atividades pedagógicas propostas.
- Manuseio do computador e “software’s”.
- Produção de gráficos, a partir das tabelas fornecidas pelo professor.
- Participação dos alunos no debate proposto ao final do bimestre.
- Exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos.