Educação e TIC: dinamizando a aprendizagem 
Capítulo III - Desafios da Aprendizagem
Capítulo III - Desafios da Aprendizagem

As tecnologias trouxeram muitas novidades úteis a aprendizagem:

1ª) Noção de “aprendizagens” ou de “multialfabetizações”, ou ainda “discurso multimodal”.

Por meio do computador as crianças lidam com formas de expressões como: imagens, sons, animações, interatividade, enfim, ela se harmoniza com a dinamicidade do ambiente virtual, construindo e reconstruindo suas produções textuais. Ao utilizar o computador tal deslocamento ocorre visual e/ou sonoramente, estimulando nosso cérebro e reconstruindo uma lembrança ou criando/recriando uma realidade instantaneamente.

2ª) Novas tecnologias à altura das crianças, pois essas precisam se mover, expressar, estar em constante “agitação” e o computador, sob essa ótica, parece ser feito para elas. Daí a expressão de Prensky: “crianças são nativas, enquanto os adultos são imigrantes.” (PRENSKY, 2001 apud DEMO, 2006, p. 2)

A banalização da autoria poderá ocorrer facilmente com as facilidades ofertadas pelas TIC,  devido a seu caráter ambíguo no mundo virtual. Por isso, ao se pensar em aulas a distância, tutoriais dos softwares ou páginas a serem navegadas na internet é de extrema necessidade orientar e dar o suporte técnico/pedagógico necessários aos estudantes, para que estes possam navegar com segurança.



Partilhe esta Página